Cardeais chegam a Roma para iniciar conclave que escolherá sucessor do Papa Francisco
Início do conclave está marcado para esta quarta-feira (7); discussões apontam para divisões e preocupações internas na Igreja
Agencia Brasil Os 133 cardeais que participarão do conclave para eleger um novo Papa chegaram a Roma, conforme informou o Vaticano nesta segunda-feira (5). O conclave, com portas fechadas, terá início na próxima quarta-feira (7), na Capela Sistina, e contará com cardeais com menos de 80 anos, que têm direito a votar no sucessor do Papa Francisco, que faleceu no mês passado.
Entre os temas discutidos, alguns cardeais buscam um novo papa que dê continuidade à iniciativa de Francisco de promover uma Igreja mais transparente e acolhedora, enquanto outros desejam um retorno às raízes mais tradicionais, valorizando a doutrina.
O conclave deve se estender por vários dias, com diversas votações até que um candidato atinja a maioria necessária de 75% para ser eleito papa. Desde a morte de Francisco, os cardeais se reúnem quase diariamente para discutir a situação da Igreja Católica, composta por cerca de 1,4 bilhão de membros, com o número de participantes aumentando gradualmente.
O Vaticano anunciou que, nesta segunda-feira, 180 cardeais, incluindo 132 eleitores, participaram de uma reunião. O 133º cardeal também já se encontra em Roma, mas não participou das discussões. Dois cardeais, um da Espanha e outro do Quênia, não poderão participar do conclave devido a problemas de saúde.
Uma das questões abordadas durante as discussões foi a "forte preocupação" com as divisões internas da Igreja, possivelmente relacionadas às decisões de Francisco, como permitir bênçãos a casais do mesmo sexo e abrir discussões sobre o papel das mulheres na Igreja.
O porta-voz do Vaticano afirmou que os cardeais também discutiram as características de um futuro papa, destacando que este deve ser "uma figura presente, capaz de ser uma ponte e guia, alguém que seja próximo das pessoas".
Entre os cardeais mencionados como possíveis candidatos, estão o cardeal italiano Pietro Parolin e o cardeal filipino Luis Antonio Tagle. No entanto, muitos clérigos ainda não decidiram seu apoio. O cardeal britânico Vincent Nichols afirmou que sua lista de preferências ainda está sendo formada: "Acho que continuará mudando nos próximos dias", disse ele.
O cardeal alemão Walter Kasper, que não pode votar devido à sua idade de 92 anos, expressou confiança de que os cardeais escolherão alguém que siga a agenda progressista de Francisco, embora alguns cardeais esperem por uma mudança de direção. Kasper acredita que, no entanto, a maioria dos cardeais preferirá continuar com a linha adotada por Francisco.
Os cardeais continuarão suas discussões nesta segunda-feira, com uma rodada final prevista para terça-feira. Durante o conclave, eles serão alojados em duas casas de hóspedes do Vaticano, onde estarão isolados do mundo exterior até a eleição do novo papa.
⚠️ Informações adicionais:
📅 Data de início do conclave: Quarta-feira, 7 de maio de 2025
⏳ Duração: Indefinida, com várias rodadas de votação
🏛️ Local: Capela Sistina, Vaticano
🔒 Acomodação: Isolamento total do mundo exterior até a escolha do novo papa









COMENTÁRIOS