Robert Prevost é eleito papa e adota o nome Leão XIV
Americano de origem e cidadão peruano, novo líder da Igreja Católica promete continuidade ao legado de Francisco com foco em paz e inclusão
Novo papa Leão XIV A Igreja Católica tem um novo líder. O cardeal Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi escolhido como papa nesta quinta-feira (8) e adotou o nome de Leão XIV. De origem norte-americana e também cidadão peruano, Prevost é o primeiro papa nascido nos Estados Unidos — país de maioria protestante — a liderar a Igreja.
Agostiniano e identificado com pautas progressistas, o novo pontífice tem forte ligação com a América Latina. Atuou por anos no Peru, onde foi nomeado bispo em 2015, e sua escolha é vista como sinal de continuidade com o papado de Francisco, com quem mantém forte afinidade.
O anúncio foi feito pelo cardeal Dominique Mamberti na tradicional aparição na sacada da Basílica de São Pedro, no Vaticano. Leão XIV saudou os fiéis com uma mensagem de paz e esperança:
“A paz esteja com todos vocês. Esta é a primeira saudação do Cristo ressuscitado. Eu também gostaria que essa saudação de paz entrasse no coração de vocês”, declarou.
Em sua primeira fala como papa, reforçou o desejo de seguir construindo uma Igreja missionária e próxima dos mais vulneráveis:
“Queremos ser uma igreja sinodal, que avança, que busca sempre a paz, a caridade, sempre estar próxima, principalmente daqueles que sofrem.”
Conhecido por seu perfil pastoral e crítico de políticas que afetam imigrantes e minorias — incluindo posicionamentos contrários a medidas do ex-presidente Donald Trump —, Leão XIV inicia seu pontificado com expectativa de continuidade nas reformas iniciadas por Francisco, fortalecendo o diálogo, a inclusão e a atuação social da Igreja.









COMENTÁRIOS